Deus e pessoas

"Se Deus  Existe, acho que ele tem que implorar pelo meu perdão".

Vi essa frase na internet, em um post dizendo que foi encontrada riscada na parede de um campo de concentração; nem sei se isso é verdade, mas desde então é uma das frases que eu não consigo tirar da minha cabeça.
Às vezes eu realmente não sei se acredito em Deus, ou Alá, ou Javé, ou como você queira chamar qualquer ser onisciente, onipresente e onipotente, na verdade não sei se acredito em qualquer "força superior a nós".
E isso não foi falta de educação religiosa, eu estudei em uma escola católica por seis anos, ia pra igreja toda semana e até hoje minha mãe faz o evangelho em casa, além disso já pesquisei várias (e quando eu digo várias, são muitas mesmo) religiões alternativas; mas acho que esse papo não cola mais comigo.  Não que eu odeie todas as religiões e fique criticando e discutindo com religiosos (tá às vezes eu faço isso), eu até acho muito bonito a fé e essas coisas, mas eu não entendo muita coisa.
O que me deixa irritada e às vezes inconformada (não sei se do jeito bom ou ruim) é ver que a fé de muitas pessoas permanece adorando seu Deus mesmo quando acontecem coisas horríveis no mundo, quando inocentes sofrem e tipo, cof cof Deus não faz nada cof cof.
Minha mãe diz que essas pessoas estão pagando pelas suas vidas anteriores, ou elas fizeram algo ruim no passado, ou não tiveram fé. Não acredito nessa baboseira quando estudei que mais de seis milhões de judeus morreram no Holocausto, muitas dessas que tinham muita fé. Não consigo acreditar nisso quando eu vejo nos noticiários milhares de pessoas morrendo no Oriente Médio (e não só lá) por causa de religião.
Acho incrível como depois de uma cirurgia é mais agradável para as pessoas agradecer à Deus do que ao médico, que estava lá em todo processo, se esforçou estudando e quem sabe matando noites de sono.
Também não me conformo que as famílias julgam o parente que "está caindo nas garras do mal" por estar se afastando, usando drogas, sofrendo com problemas, etc. dizem estar orando por ele, mas não fazem nada por tal, só deixam o peso dos julgamentos, decepções e cobranças caírem sobre ele.
Acredito que muitas vezes Deus é usado como uma desculpa para você não fazer nada: "Simples eu vou orar pelos sem-teto, assim eu não preciso sair de casa e doar cobertor à eles", "Vou orar pelas pessoas no Oriente Médio, assim eu não preciso protestar, fazer doações, etc." e por aí vai.
Minha maior revolta não é você ter uma religião, adorar a Deus e orar todos os dias; mas por favor, se você vai pregar a bondade, união e tudo que está na Bíblia, faça das suas palavras suas atitudes. Se levante e vá ajudar o seu irmão, mude de atitude com as pessoas perto de você, seja quem você prega. Porque se você vê que orar não está funcionando, que Deus não está fazendo nada por mais que você ore, talvez seja porque Ele quer que você faça algo.

Comentários